Peça-chave: Conca comanda Flu com participação em mais de 50% dos gols

20-08-2010 12:55

 

Reforços de qualidade e boas revelações aparecem a todo o momento nas Laranjeiras. No entanto, quem dá as cartas no Fluminense continua sendo o meia argentino Darío Conca. As jogadas mais importantes do líder do Brasileirão 2010 saem dos seus pés, tanto que ele é o atleta que mais deu assistências na competição até a 14ª rodada. Foram nove ao todo, servindo especialmente os companheiros de ataque como Washington, que passou um ano e meio no São Paulo e retornou ao clube carioca recentemente. Curiosamente, os três gols do centroavante no campeonato tiveram um passe perfeito do argentino.

- Já tinha dito depois do jogo do Atlético-PR que fiquei um ano e meio sem ter um jogador como esse e felizmente tenho de novo. Estou aproveitando atuar ao lado dele novamente. O Conca tem muita qualidade, faz a diferença e espero que continue assim. Acho que ele está mais maduro. Isso está ajudando muito. A habilidade é a mesma que já tinha em 2008, mas a maturidade facilita que aproveite esse momento - contou Washington.

Washington e Conca comemoram gol do Fluminense
Washington refaz parceria que já fez sucesso com
Conca em 2008 (Foto: Agência Photocâmera)

Mas não é só de assistências que vive o camisa 11 tricolor. A sua participação é efetiva ou importante na maioria dos gols do Flu na Série A. Ele já fez um numa bomba contra o Flamengo na 4ª rodada e, sem contar as nove assistências, participou de outros três lances que tiveram sempre o mesmo destino: as redes adversárias. Com isso, dos 23 gols assinalados pela equipe carioca, 56,5% tiveram a colaboração decisiva do meia.

- Conca é o nosso ponto de equilíbrio no meio-campo. Ele é o principal organizador das nossas jogadas ofensivas e nosso time só cresce quando ele está num bom momento, como o atual. É peça fundamental da equipe e tem feito grandes atuações - elogiou o zagueiro Leandro Euzébio.

Humilde, o próprio Conca minimiza a sua condição de peça-chave da engrenagem tricolor, apesar dos números e dos elogios dos companheiros, que também o enxergam como um dos líderes. Isso foi comprovado ainda mais após a lesão de Fred, quando a faixa de capitão veio para o braço do argentino.

- É uma alegria muito grande (receber tantos elogios), mas o trabalho continua. Tenho que viver o dia a dia. O mais importante é ajudar o Fluminense a desenvolver um grande futebol e a ganhar - afirmou Conca.

arte Peça-Chave Conca Fluminense
Conca fez um gol, deu nove assistências e iniciou três lances de gol (Foto: Arte)

O meia chegou no início de 2008 e, há dois anos e meio, manda e desmanda no setor de criação do Fluminense, equipe que já defendeu 159 vezes, fazendo 28 gols. A contratação em definitivo do argentino custou duas revelações de Xerém. O zagueiro Dalton e o atacante Maicon tiveram seus direitos federativos cedidos à empresa Traffic, que já os tirou do clube.

Se depender da torcida, porém, ter Conca no elenco é um diferencial num momento do futebol brasileiro em que todos os clubes procuram um camisa 10, apesar de o argentino usar a 11. Mesmo nas fases mais difíceis, como no Brasileirão 2009, em que o Tricolor teve que se desdobrar para escapar do rebaixamento, o argentino manteve um bom nível de atuações. Agora, com o time na primeira colocação, ele mantém a humildade, apesar de ser o maior destaque da equipe.

- Não sei se é a minha melhor fase. O mais importante é que o Flu está bem e estou muito feliz - disse o meia.

Outros atletas também têm dado a sua contribuição para que o time das Laranjeiras lidere o Brasileirão. O atacante Fred participou de oito lances que resultaram em gols. Ele pessoalmente empurrou quatro bolas para o fundo da rede. Também com 35% de efetividade nas jogadas decisivas está o lateral-direito Mariano, que já deu três assistências perfeitas para os companheiros. Destaque também para Marquinho e Alan, que deixou recentemente o clube para jogar na Áustria. Ambos se fizeram notar em 22% dos lances de gol do Flu.

Confira a lista completa do Fluminense
Jogadores Envolvimento em ações de gol Percentual
Conca 13 participações 56,5%
Mariano e Fred 8 participações 35%
Marquinho e Alan 5 participações 22%
Emerson, Washington, Carlinhos e Leandro Euzébio 4 participações 17%
Gum e Diogo 2 participações 9%
Rodriguinho, Júlio César e Fernando Bob 1 participação 4%
Voltar